23 de out de 2011

Cantigas de Roda

Projeto: Cantar e Aprender com Cantigas de Roda

JUSTIFICATIVA:

As cantigas e brincadeiras em roda são formas lúdicas de brincar com o corpo a partir da relação estabelecida entre movimento corporal e expressão vocal, seja na forma de músicas, frases, palavras ritmadas, integrando a cultura popular

Elas permitem que as crianças experimentem seu corpo, desenvolvam a linguagem, além de contribuir para a socialização e coordenação motora fina e grossa.

As cantigas são marcadas por momentos mágicos, onde o educando tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o folclore brasileiro.

As músicas e coreografias são criadas por anônimos, que adaptam músicas e melodias. As letras são simples e trazem temas do universo infantil

Considerando a riqueza de conhecimentos existentes nas cantigas, o ideal é que o professor busque as mais diversas formas de trabalhar esse tema com seus alunos em especial aqueles inseridos na educação Infantil, numa abordagem ampla, propiciando uma vivência rica e proveitosa.

Daí a iniciativa de trabalhar com o DVD “A galinha pintadinha”, pois, além de um riquíssimo recurso áudio visual, possibilita que o professor desenvolva um trabalho de expressão corporal voltado para interação, oportuniza as crianças criar e recriar, significar e mostrar, que através de vivências com o corpo é possível explorar suas potencialidades favorecendo o processo de aprendizagem.

Nesse intuito, o presente projeto será realizado com os alunos da educação infantil primando para o desenvolvimento integral do educando.

PÚBLICO – ALVO: 1º e 2º período da Educação Infantil

OBJETIVOS:

Ø Associar e comparar idéias;

Ø Trabalhar a expressão corporal e a interação;

Ø Desenvolver os conteúdos de forma interdisciplinar;

Ø Produzir trabalhos de artes, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de criação;

Ø Produzir textos coletivos oralmente;

Ø Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;

Ø Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;

Ø Socializar com outras turmas;

Ø Despertar a auto-estima, o gosto pela arte e a coordenação motora fina e grossa.

DESENVOLVIMENTO:

Ø Levar para sala de aula uma galinha viva para os alunos conhecerem;

Ø Contar para os alunos a lenda da galinha que subiu ao céu;

Ø Assistir o DVD “A galinha pintadinha” com os alunos;

Ø Desenvolver atividades a partir das músicas (linguagem, raciocínio lógico matemático, ciências entre outras);

Ø Deslocar a turma para um local descontraído da escola como o parque, a quadra, o pátio ou outro de sua preferência. Peça para eles formarem uma roda e cantar as cantigas de rodas que conhecem, resgatando as músicas presentes na memória infantil. Em seguida apresente aos alunos as cantigas de roda mais antigas (Relacionadas abaixo), dando ênfase para as que eles não conhecem;

Ø Confeccionar cartazes coletivos com as letras das músicas e ilustrações dos alunos;

Ø Destacar vogais ou palavras das letras das cantigas em um trabalho de consciência fonológica;

Ø Realização de atividades de escrita: lacunados, preguicinha, plaquinhas com palavras, desenho das cantigas;

Ø Dramatizar cantigas;

Ø Experimentar texturas diversas;

Ø Cartaz com colagem de caixa de ovo de isopor;

Ø Confecção dos personagens da DVD com massinha de modelar;

Ø Confecção do ovo da Galinha com argila;

Ø Galinha de garrafa pet;

Ø Galinha de luva cirúrgica;

Ø Conversar sobre o ciclo de vida das galinhas, cobertura do corpo, alimentação e locomoção;

Ø Pedir aos pais que participem do processo ensinando os filhos cantigas de roda da época que eram crianças;

Ø Entregar para cada aluno um CD com cantigas de roda;

Ø Para finalizar, confeccionar livro coletivo e diversos materiais para expor as demais turmas.

Nomes das músicas do DVD

Galinha Pintadinha: O sapo, A barata, Pintinho Amarelinho, Indiozinhos, Marcha Soldado, Mariana, Tororó, ABC, Coelhinho, Fli Flai, Escravos de Jó, Quem está Feliz

Galinha Pintadinha 2: Borboletinha, Meu lanchinho, Atirei o Pau no Gato, A Canoa Virou, Cão Amigo, Um Elefante Incomoda Muita Gente, Formiguinha (Fui ao Mercado), O Pescoço da Girafa, Meu Galinho, Sapo Cururu, Se Essa Rua Fosse Minha.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será mediante ao acompanhamento das atividades, por meio de observações significativas, avaliando não só o aluno, mas também orientando o professor no que deve ser melhorado, tendo em vista a participação dos alunos.

Referências Bibliográficas

CHALITA, Gabriel. Educação - A solução está no afeto. São Paulo. Editora Gente, 2001.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Vol. 1__ Brasília: MEC/SEF,1998.

ALMEIDA, Theodora Maria Mendes. Brincar, jogar, cantar, e contar. São Paulo. Editora Caramelo, 2004.

Temos aqui uns dos momentos do nosso projeto com a música:

Escravos de Jó
Escravos de Jó
Jogavam caxangá
Tira, bota, deixa o Zé Pereira ficar.
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.

Corre cutia

De noite e de de dia....

Marcha soldado

Cabeça de papel

Quem não marchar direito

Vai preso no quartel...



Nenhum comentário:

Postar um comentário