7 de jul. de 2011

Reagrupamento

O Arraial

O Reagrupamento é uma estratégia pedagógica que os professores do BIA( Bloco Inicial de Alfabetização) devem utilizar para estimular e facilitar o acesso do aluno à leitura e a escrita. Eles podem ocorrer em três modalidades: Intraclasse (no interior da sala, Interclasse ( acontece com alunos da mesma etapa), Extraclasse com alunos da mesma etapa, ma no horário contrário.

A divisão por etapas é norteado pelo Teste da Psicogênese, dentro da visão da Emília Ferreiro.

Para finalizar o primeiro semestre realizamos uma Gincana Cultural com o tema: O Arraial, com o objetivo principal de enriquecer o conhecimento sobre Festa Junina para os alunos dos segundos anos A,B e C. Isto ocorreu em quatro momentos com atividades lúdicas, contribuindo para a socialização dos alunos, enfatizando a leitura oral dos mesmos, também desenvolver a capacidade de jogar em equipes.

Procedimentos:

Os alunos dos segundos anos das Turmas A, B e C, inicialmente receberam um convite para participarem desta gincana e para a Festinha.

No primeiro momento, foram divididos em equipes, com suas respectivas cores:

Em seguida, cada equipe deveria realizar atividades com os seguintes temas:

Pescaria do Saber: O aluno de cada equipe deveria pescar um peixe e teria um envelope com palavras e teriam que formar uma frase.

Batalha cultural: um aluno de cada equipe deveria tirar um ficha com desenhos e pegar as fichas com as sílabas e formar uma palavra.

Estourar balões: um aluno de cada equipe deveria correr estourar o balão e ler a palavra dentro dele.

Dança das cadeiras: apenas para descontrair, a equipe deveria cantar a música, geralmente de origem folclórica.

A corrida do saco: Também apenas para descontrair. Mas ocorreu com a disputa por equipes.

A corrida do saco: Também apenas para descontrair. Mas ocorreu com a disputa por equipes.

Cada vez que um aluno ou equipe ganhasse, dávamos bombons, pirulitos e balas.

Todas as equipes participaram de cada atividade proposta, sendo portanto um circuito.

Para complementar realizamos uma Festa Junina com eles com comidas típicas: doces, canjica, bolos, entre outros. Também dançamos e muitas crianças dos segundos anos vieram a caráter

Avaliação:

Os alunos foram avaliados pelo interesse, participação, capacidade de leitura, pela socialização em equipe, capacidade de liderança, raciocínio, agilidade em realizar as atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário