20 de mai de 2011

O abuso sexual contra crianças e adolescentes


A violência sexual contra crianças e adolescentes acontece em todo o mundo e têm mobilizado diversos segmentos sociais, no sentido de se pensar formas de enfrentamento desta cruel forma de violação de direitos. Nossa escola não poderia deixar de fazer este debate, dar este alerta para as nossas crianças e adolescentes.
Visando promover este debate houve pela direção do SOE palestras, debates, concursos de desenhos com os alunos dos quartos anos sobre este tema:



Para complementar os alunos contaram com o apoio das revista em quadrinhos do Plenarinho:


Desenvolveram atividades na própria revista:


Houve exposição de cartazes, textos sobre o tema no mural:

Também concursos de desenhos. Veja os vencedores:






19 de mai de 2011

Semana da Família


Semana da Família

O projeto da Semana da Família, ocorre todos os anos em nossa escola, visando maior integração da comunidade escolar, professores, servidores e alunos.
São desenvolvidas atividades como oficinas, palestras que buscam refletir sobre a importância da família para uma criança, na sua vida afetiva, emocional, escolar. É o grande momento nossos alunos se desenvolverem através da música, dança;Veja alguns momentos da culminância deste evento



9 de mai de 2011

O Dia do Trabalho


O Dia do Trabalho é comemorado no dia 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo. Aqui é um feriado nacional. É um dia dedicado para fazermos festas, shows, palestras, as vezes passeatas com reivindicações sobre as condições de trabalho ou a melhoria salarial.

Para esta comemoração, foi desenvolvida em sala de aula, várias atividades pedagógicas, de acordo com cada séries. Tambem convidamos de cada turma um familiar de aluno para demonstrar sua profissão e principais características aos alunos da sala de aula de seu(ua) filho (a).

Os alunos aproveitaram para conhecer melhor aquela profissão e fizeram muitas perguntas para tirar dúvidas.

O familiar que fazia a demonstração fez questão de enfatizar a importância dos alunos estudarem para terem a escolaridade necessária para exercer aquela profissão.

Atividades de um policial para os alunos do quinto ano:


Para os alunos dos segundos anos foi a profissão de quem trabalha em gráfica. Foi explanado quais os tipos de trabalhos podem ser feitos neste local. Acharam muito interessante peças chamadas TIPOS, que são eles que constroem um texto:


Os alunos da Educação Infantil tiveram a oportunidade de conhecer sobre a profissão de Advogado. Qual a sua função, suas características, escolaridade para fazer este curso, o tempo que leva para se formar:



Outro momento, foi a demonstração sobre as ARTES MARCIAIS, também com os alunos dos Segundos anos:

Para os alunos dos Primeiros anos, foi explanado sobre a importância da saber economizar, para planejar sua vida financeira, como um banco funciona, qual a sua importância e função por um BANCÁRIA.