11 de mar de 2011

Projeto: O nosso corpo

Projeto: O nosso corpo

Participantes: alunos dos 2º anos de Séries Iniciais

Duração: cinco encontros.

JUSTIFICATIVA:

O tema faz parte do Currículo da Secretaria de Educação. Além das crianças demonstrarem muita curiosidade em relação ao próprio corpo. É dever da escola evidenciar o corpo humano com um todo. Além de oferecer conceitos básicos a respeito da organização e funcionamento geral.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver atividades relacionadas ao corpo humano quanto ao desenvolvimento, sua estrutura, partes e funções.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

ü Conhecer as diferentes partes do nosso corpo;

ü Conhecer os órgãos internos do corpo humano;

ü Localizar e nomear partes do corpo humano;

ü Conhecer as funções dos órgãos;

DESENVOLVIMENTO:

As aulas serão desenvolvidas a partir de dois encontros semanais.

1º encontro:

O primeiro encontro será no Laboratório de Informática, onde haverá uma apresentação de slides, no Impress, no Data Show, sobre o corpo humano, em relação às divisões, órgãos e funções, com explanação feita pelo regente a fim de completar sobre cada tópico. Os alunos farão a leitura e interpretação oral e poderão tirar as suas dúvidas.

2º encontro:

No segundo encontro, será desenvolvido sobre a estrutura óssea do corpo humano, com atividades xerocadas para fazerem a interpretação escrita. Em. Depois farão uma montagem de um esqueleto humano xerocado em uma folha. Em seguida retornarão para a sala de aula e serão divididos em grupo e produzirão um texto coletivamente sobre o que aprenderam nesta aula e um representante de cada grupo lerá para a turma.

3º encontro: .

O professor deverá levar os alunos ao Laboratório de Informática. Onde será iniciado com uma conversa informal sobre o esqueleto humano. Em seguida dará início a leitura sobre o tema da aula no site: http://www.slideshare.net/gatinhos/o-esqueleto-humano-232958.

Durante a leitura compartilhada dos alunos, deverá ser feito interpretação oral, será o momento de perguntas, esclarecimentos de dúvidas. Ao término, eles irão acessar o site: http://,http://www.njogos.com.br/jogar/1119/Montar_o_Esqueleto/ para montar um esqueleto de forma interativa. Quando retornarem para a sala de aula, o professor deverá distribuir duas folhas A4 xerocada com um esqueleto para cortar e montar em uma cartolina.

4º encontro: .

O professor deverá levar os alunos ao Laboratório de Informática para acessarem o site: http://smartkids.com.br/jogos-educativos/corpo-humano-corpo-humano.html, realizar as atividades proposta sobre o corpo humano. Em outro momento em na sala de aula deverão ser divididos em grupos para montarem quebra-cabeça do corpo humano, esqueleto e dos órgãos.

5º encontro:

No décimo encontro serão levados para o Laboratório de Informática para jogarem um QUIZ elaborado pelo professor (a), sobre o conteúdo desenvolvido.

RECURSOS: livro didático, textos diversos, cola tesoura, cadernos de desenho, l computador

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados de acordo com o interesse, participação, no desenvolvimento das atividades, bem como a internalizarão dos conteúdos estudados.